Quem somos?

Um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática no IF Fluminense, que criou este blog com o intuito de "divulgar" postagens baseadas na matéria "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem", que é lecionada pelo professor Luiz Cláudio Abreu.

sábado, 14 de agosto de 2010

A Psicologia Científica

  Na Alemanha no século XIX (1879), o fisiologista Wulhem Wundt cria a Psicologia Científica para tentar estabelecer uma relação entre corpo e mente e para essa relação desenvolve o método da introspecção. A partir disso, surge uma série de psicologias: as Escolas da Psicologia.
  A primeira escola que surge é a Psicologia Estrturalista, nos Estados Unidos por Edward Titehenei, o objeto de estudo é a mente e seu objetivo foi saber como é construido e de que é construido essa mente.
  A segunda escola é a Psicologia Funcionalista, nos Estudos Unidos por Willian James e John Dewey, o abjeto de estudo também é a mente e estuda o funcionamento e as regras que regem a mente.
  Nesa época o movimento Positivismo, uma corrente da filosofia, começou a criticar essa nova ciência. Para eles, tudo para ser ciência deveria ser mensurável e, com isso, quantificável. Então a psicologia não poderia ser considerada ciência segundo os positivistas, pois não é possível quantificar a mente. Diante dessa crítica surge um médico que cria outra escola.
  Essa terceira escola é a Psicologia Behaviorista ou Psicologia Comportamentalista, nos Estados Unidos por John Watson, o objeto de estudo é o comportamento que é possível ser quantificável e com isso a psicologia passa a ser considerada ciência para os posotivistas, o comportamento é externo e observável. Os psicólogos behavioristas são antimentalistas, para eles a mente não existe, o que importa é o comportamento externo e observável.
  A quarta escola é a Psicologia da Gestalt, na Alemanha por Max Wertheimei, Kurk Koffka e Wolfang Kolhei, o abjeto de estudo volta a ser a mente e estudam a percepção da mente.
  A quinta escola é a Psicanálise, na Áustria por Sigmund Freud. Freud estudou a Histeria-uma doença, durante seu estudo ele diviede a mente em duas partes: consciente (querer-princípio a realidade) e inconsciente (desejo-princípio do prazer). Onde a inconsciência determina a consciência. Freud vai estudar o inconsciênte. O que fazemos é determinado pelo inconsciênte e não sabemos o que tme nele, e o sonho é a mainifestação desse inconsciênte.
  A sexta e última escola é a Psicologia Cognitiva, que também estuda a mente, mas a parte da consciência. Nessa época começou a paracer uma nova máquina, o computador (1956). Os psicólogos cognitivos viam a mente humana igual o computador. E a mente, para psicologia cognitiva, é uma matéria constituida de redes neurais. Para eles, a mente tem uma linguagem própria, o mentalês. Além disso, a mente possui duas formas de armazenamento: a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. As ciência cognitivas são:
Filosofia, Cibernética, Antropologia, Neurologia, Linguística e Psicologia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário