Quem somos?

Um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática no IF Fluminense, que criou este blog com o intuito de "divulgar" postagens baseadas na matéria "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem", que é lecionada pelo professor Luiz Cláudio Abreu.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Consciência, Inconsciência e Ego

  Para entender melhor os estudos do mapa da alma de Jung que iremos trabalhar nos próximos textos, precisamos entender os conceitos de consciência, inconsciência e ego na visão deste grande psicólogo. Devemos saber que apesar de Jung estar interessado em se aprofundar no que estava abaixo da consciência, ele precisaria trabalhar estes conceitos para que então pudesse traçar um mapa da psique humana.
  Em um de seus livros Jung descreve o "ego" por "aquele fator complexo com o qual todos os conteúdos conscientes se relacionam. É este fator que constitui, por assim dizer, o centro do campo da consciência, e dado que este campo inclui também a personalidade empírica, o ego é o sujeito de todos os atos conscientes da pessoa." é importante observar que quando Jung fala sobre personalidade empírica ele retrata nossa personalidade tal como conhecemos e vivenciamos.
  Mas qual seria a função do ego na psique? Sobre isso Jung diz: “A relação de qualquer conteúdo psíquico com o ego funciona como critério para saber se este último é consciente, pois não há conteúdo consciente que não se tenha apresentado antes do sujeito." Ou seja, o ego é um "sujeito" a quem os conteúdos psíquicos são "apresentados".
  No que diz respeito à consciência e inconsciência, ele descreve a consciência com o que conhecemos e inconsciência com aquilo que ignoramos. Para aprofundando mais esta idéia, ele diz: "O inconsciente não se identifica simplesmente com o desconhecido; é antes o psíquico desconhecido, ou seja, tudo aquilo que presumivelmente não se distinguiria dos conteúdos psíquicos conhecidos, quando chegasse à consciência." Cientes destes três conceitos, poderemos dar continuidade a nossos estudo sobre o mapa da alma e acrescentar novos conceitos nos textos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário