"Quem olha para fora, sonha e quem olha para dentro, acorda." - Carl G. Jung
Carl Gustav Jung nasceu em 1875, na Suíça. Seu pai era um pastor protestante, o que ajudou a aguçar o seu pensamento acerca a espiritualidade. Ele se interessou bastante pelos trabalhos de Sigmund Freud e, ao escrever um de seus primeiros trabalhos, "Dementia Praecoce (Demência Precoce, em português), enviou uma cópia a Freud, que se encantou pelo que viu e quis conhecer Jung.
Eles passaram a trabalhar juntos. Essa relação durou 8 anos, até que, em 1912, as ideias divergentes fizeram eles se separarem. Jung não aceitava as potentes influências que Freud atribuía aos tramas sexuais e Freud não acreditava nos fenômenos espirituais como fonte de estudo. Jung, então, passou a se dedicar ao seu estudo e criou uma nova teoria de psicologia (apartir de agora, usaremos a letra grega psiquê Ψ para representar a palavra Psicologia): a Ψ Analítica.
Jung dizia que o método para identificar uma doença psiquiátrica deveria ser através do diálogo com o paciente, usando a associação de palavras. Quando o paciente apresenta algum distúrbio psicológico, ele acaba "derrapando" em parte da conversa.
Jung destacou-se no uso de técnicas de estudo de desenhos e sonhos. Ele se dedicou também ao estudo do Inconsciente, a parte da mente que nós não temos acesso. Seus estudos viraram tema pra um de seus livros, "A Psicologia do Inconsciente".
Jung publicou dezenas de livros e trabalhos. Aos seus 80 anos, escreveu um livro de memórias aclamado pela crítica.
Carl Gustav Jung morreu em 1961, aos 85 anos.
O vídeo abaixo é parte de uma entrevista feita com ele na década de 50, onde podemos observar parte do seu pensamento:
Para quem quiser, segue abaixo dois links com um documentário feito sobre Carl Jung. Ao todo, são 18 minutos e 15 segundos de documentário. Os documentários estão em inglês, mas apresentam legendas.
Textos baseados em:
Biografia de Carl Jung
Biografia de Carl Jung
Nenhum comentário:
Postar um comentário