Na fase da Psicologia Pré-Científica na Antiguidade Clássica (séc. V a.C.), a psicologia ainda não era considerada ciência, mas já havia um questionamento sobre o Homem. Três filósofos se aprofundaram e discutiram o Homem: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Para Sócrates, o Homem já nasce com um conhecimento, mas não sabe que sabe e disso cria sua famosa frase: " Só sei que nada sei". A partir disso, cria o método dialético em que o Homem precisa buscar alguém que saiba e "arrancar" dele seu conhecimento.
Já Platão diz que existem dois mundos: o mundo das ideias/das essências e o mundo das aparências/das existências. No mundo da essência, tudo é perfeito e o mundo da existência é uma cópia imperfeita do mundo da essência. Quando saímos do mundo da essência para o mundo das aparências, trazemos todo o conhecimento.
E segundo Aristóteles, o Homem, quando nasce, é uma tábula rasa, sem conhecimento. Adquire o conhecimento com as experiências que é obtida atravéz dos órgãos do sentido. Atravéz da experiência, cria-se noção de ideias e, da união dessas ideias, cria-se o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário