Quem somos?

Um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática no IF Fluminense, que criou este blog com o intuito de "divulgar" postagens baseadas na matéria "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem", que é lecionada pelo professor Luiz Cláudio Abreu.

sábado, 21 de agosto de 2010

A "Descoberta" dos Sonhos

"O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente" - Freud

  Em 1897, Freud inicia a monumental tarefa de auto-análise. Durante vários anos, ele teve algumas dificuldades neuróticas e diagnosticou sua condição como neurose da ansiedade, que atribuiu ao acúmulo de tensão sexual. Nessa época, Freud passou por um intenso tumulto interior, mas foi um doa seus períodos de mais criatividade. Ele se propôs a tarefa de auto-análise como um recurso para melhor compreender a si mesmo e aos seus pacientes, e para essa melhor compreensão, utilizou o método da análise de sonhos.
  Ao observar seus pacientes, Freud descobre que esses poderia ser uma rica fonte de material emocional significativo. Os sonhos com frequência continham indícios que levavam às causas subjacentes de um distúbio. Devido à sua crença positivista de que tudo tinha uma causa, ele achou que os eventos de um sonho não poderiam ser completamente sem sentido, mas resultar de algum elemento presente no inconsciente.
  Percebendo que não podia analisar a si mesmo com a técnica da livre associação (pois era difícil assumir os papéis de paciente e terapeuta ao mesmo tempo), Freud decidiu analisar seus sonhos. Ao despertar toda manhã, ele anotava o material onírico da noite e fazia livres associações com ele. Essa auto-análise durou uns dois anos, culminando com a publicação de "A Interpretação dos Sonhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário