Quem somos?

Um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática no IF Fluminense, que criou este blog com o intuito de "divulgar" postagens baseadas na matéria "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem", que é lecionada pelo professor Luiz Cláudio Abreu.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O Surgimento da Psicologia como Ciência

  Na Idade Média (séc. XV - séc. XIII), René Descartes, na França, surge com uma nova concepção de Homem, a concepção científica. Para ele o Homem é um ser dual, é constituido de duas matérias distintas: corpo e mente. Essa concepção dualística foi chamada de concepção racionalística que deu origem ao movimento: Racionalismo.
  Surge na Inglaterra os empiristas que descordam de Descartes. Os empiristas fazem uma releitura de Aristóteles (Homem, uma tábula rasa), já Descartes faz uma releitura de Sócrates e Platão (mente é nata ao Homem).
  No século XIX, surge Imanuel Kante que diz que nem Descartes nem os empiristas estão certos. Para ele o Homem nasce com a mente, mas ela não serve de nada se não tiver experiência. Faz uma junção das duas concepções.
  Então, é quando, no século XIX, começa o desenvolvimento da Psicologia Científica.

Um comentário: