O Construtivismo foi a primeira Teoria Psicogenética, criada por Jean Piaget. Piaget dizia que a mente é inativa ao homem, nascendo junto com este. E ele chamava essa mente de Estrutura Cognitiva ou, ainda, Esquemas Mentais.
Toda o desenvolvimento da criança é composta com quatro fases: a Sensório-Motor, a Pré-Operatório, a Operatório Concreta e a Operatório Formal. No início de sua vida, a criança está na fase Sensório-Motor. Seu único Esquema Mental são os Reflexos.
À medida que o tempo passa, os Esquemas Mentais vão se maturando, até que a criança alcança a fase Operatório Formal, já na adolescência. Mas, para ter essa maturação, o sujeito precisa interagir com o meio em que vive. Essa é uma das diferenças entre a Teoria Behaviorista e as Teorias Psicogenéticas.
Outro termo utilizado no Construtivismo é o da Equilibração. Durante toda a nossa vida, nós procuramos o equilíbrio. Quando estamos com fome, por exemplo, nos alimentamos para encontrar o equilíbrio. Mas, para encontrar o equilíbrio, o homem passa por dois sub-processos:
1- Assimilação à É quando acontece a incorporação do objeto de equilíbrio à mente;
2- Acomodação à Logo após incorporar o objeto, a mente precisa ser reorganizada, reestruturada.
Essa Equilibração é diferente em cada fase da infância, como vemos a seguir:
à Sensório-Motor: nessa fase, dos 0 aos 2 anos, a criança só tem o Reflexo como Esquema Mental. Porém, os Reflexos estão desorganizados. E, nessa fase, acontece uma Revolução Copernicana, uma modificação enorme.
A primeira Inteligência da criança é a Cinestésica, onde a criança desenvolve os movimentos musculares.
O rompimento da fase Sensório-Motor para a fase Pré-Operatório acontece quando a criança desenvolve a linguagem;
à Pré-Operatório: Piaget chama de primeira infância. É a fase dos 2 aos 7 anos. O que diferencia esta da fase anterior é o desenvolvimento da linguagem.
Com o surgimento da fala, aparece também o pensamento. E, com isso, a criança consegue "planejar" suas ações, através do pensamento.
As crianças dessa fase tem a ideia de um mundo da mesma forma que elas veem, diferente do mundo real. E aí que surge o Animismo, com seres e objetos, que são inanimados, "ganhando" vida;
à Operatório Concreto: período da segunda infância, dos 7 aos 12 anos. É caracterizada pela Reversibilidade. A criança passa a ter um pensamento mais Racional, mas sem muita abstração;
à Operatório Formal: período da adolescência, tem início aos 12 anos. Tem o pensamento hipotético-dedutivo e adquire capacidade de argumentar.
O adolescente apresenta o Egocentrismo Intelectual, em que ele acha que é o centro do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário