O principal projeto de Vygotsky estava voltado a tentar estudar os processos de transformação do desenvolvimento humano filogeneticamente, histórico-socialmente e ontogeneticamente focando-se, portanto, no estudo das funções psicológicas superiores como o controle consciente do comportamento, atenção e outros.
No final da década de 20, início da década de 30, Vygotsky fez algumas reflexões sobre a educação e seu papel no desenvolvimento humano; para tanto se dedicou ao estudo da aprendizagem e desenvolvimento infantil. É importante ressaltar que Vygotsky apenas recorre à infância como uma base para explicar o comportamento humano no geral.
As teorias vygotskyanas baseassem nas teorias behavioristas que relatam que o homem é objeto do meio onde é inserido, porém, o conceito utilizado para definir o comportamento em sua época era o de natureza humana, onde esta era responsável pelas atitudes e atos do homem e que ela já nascia com o mesmo Vygotsky não acreditava na existência de uma natureza, mas na idéia de que havia uma condição humana. Outros pensadores como Karl Marx e F. Engels influenciaram-no com a idéia de que o homem é historicamente datado, ou seja, ele é fruto do período em que vive.
Para Vygotsky o homem nasce com algo chamado bios. Este elemento traz consigo apenas a potencialidade humana que no decorrer da convivência com outros humanos poderá se desenvolver. Assim dizendo, o homem nasce apenas com processos psicológicos elementares (a mentalidade animal) e passa a desenvolver os processos psicológicos superiores (mentalidade humana) à medida que se relaciona com o biológico e a cultura e somente essa interação biológico/ cultura possibilitará a formação do homem.
Para Vygotsky o homem nasce com algo chamado bios. Este elemento traz consigo apenas a potencialidade humana que no decorrer da convivência com outros humanos poderá se desenvolver. Assim dizendo, o homem nasce apenas com processos psicológicos elementares (a mentalidade animal) e passa a desenvolver os processos psicológicos superiores (mentalidade humana) à medida que se relaciona com o biológico e a cultura e somente essa interação biológico/ cultura possibilitará a formação do homem.
Exemplificando teríamos um bebê que está aprendendo a falar. Primeiro ele ouve a mãe falando (estimulo externo), depois ele incorpora a fala (internalização da cultura) para por fim falar (externalização). O processo de internalização se dá por instrumentos de mediação chamados signos (representação da realidade) e instrumentos (modificação da natureza). Deste fato vem à expressão “a carne se faz verbo" onde não nascemos humanos, construímo-nos humanos incorporando algo externo.
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