Quem somos?

Um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática no IF Fluminense, que criou este blog com o intuito de "divulgar" postagens baseadas na matéria "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem", que é lecionada pelo professor Luiz Cláudio Abreu.

sábado, 18 de setembro de 2010

The Kaspar Hauser's Enigma (O Enigma de Kaspar Hauser)

  É um filme que conta a história de Kaspar Hauser. Ao nascer, Kaspar foi abandonado na porta da casa de um desconhecido. Acolhido, ele foi criado em um celeiro durante sua vida, sem qualquer contato com o mundo ou com pessoas. Sua única companhia era um cavalinho de brinquedo. Suas refeições eram pedaços de pão e uma caneca com água, que eram deixados ao seu lado enquanto ele dormia. Porém sua vida mudou quando o homem que o criou resolveu tirá-lo do aprisionamento.
  Kaspar, como não teve contato com o mundo e com a Sociedade, não sabia ler, escrever, falar e nem andar. Ele era como uma criança, mesmo já tendo crescido. Porém, ele não foi privado da sua faculdade mental. Antes de ser "liberado" do cativeiro, ele aprendeu a escrever o próprio nome, sem saber o que significava. Seu "pai", o homem que o criou, levou-o para um gramado e ensinou-o a andar. Depois de aprender isso, Kaspar foi levado à cidade de Nuremberg e abandonado em uma praça, com uma carta na mão esquerda, explicando sua história até o momento, e um chapéu e um livro de orações na mão direita.
  
The Kaspar Hauser's Enigma




  A partir deste momento, Kaspar é levado pelos moradores da cidade e começa a ser tratado como um anormal. É "hospedado" em um quarto, onde passa a ser observado. E, como qualquer pessoa no seu início de vida, pois é isso que Kaspar passa a ter, ele aprende a falar, a andar, a escrever. Ele começa a desenvolver o pensamento, através da linguagem.
  Kaspar morre assassinado, com uma facada no peito. Após a sua morte, médicos realizaram uma autópsia em seu corpo e descobriram que a parte direita do seu cérebro era mais desenvolvida que a esquerda, já que a fala e a linguagem, dominadas pelo lado esquerdo do cérebro, demoraram a se desenvolve.
  Nesse filme podemos ver a psicologia de Piaget, que diz que o desenvolvimento da mente humana depende da interação com o meio em que vive. E isso aconteceu com o Kaspar Hauser, que só começou a desenvolver sua mente depois que passou a interagir com as pessoas e com o mundo.

  Obs.: Tentei colocar um vídeo mostrando a parte do filme em que ele é abandonado na praça da cidade de Nuremberg, mas não foi possível. Por isso, se você quiser ver o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário